A VML é uma agência de marketing digital do grupo Britânico WPP, para a instalação de sua sede no Brasil o grupo organizou uma concorrência fechada de projetos vencida pelo escritório Sergio Camargo arquitetos.
O Projeto é fundamentado em uma concepção espacial que pudesse transmitir o carácter etéreo e dinâmico do meio digital, que é o veículo de trabalho da empresa, ao mesmo tempo criando uma identidade própria para a VML Brasil.
Ocupa uma laje de 500 m2 em um edifício de escritórios no Bairro de Pinheiros, originalmente concebido compartimentado em 06 conjuntos por laje, como diferencial possui uma ampla vista sobre os bairros arborizados dos jardins e o espigão da av. Paulista e com orientação predominantemente sul.
O conceito de projetos corporativos desenvolvido pelo escritório Sergio Camargo, parte da premissa que todo o espaço, sejam recepções, áreas de clientes e, sobretudo, a área operacional, possuam uma unidade de tratamento e proposição espacial.
Desta forma verifica-se no projeto a grande unidade de tratamento dos materiais e soluções, não existindo diferenças marcantes de concepção e acabamento em todo o ambiente.
Ao desenho cartesiano do edifício, se interpõe linhas diagonais que percorrem toda a planta, criando dinamismo e dramaticidade aos volumes. Estas linhas e volumes são a tônica do projeto e expressam mais uma vez o dinamismo e pluralidade do meio digital. As instalações e lajes aparentes, planos de forro irregulares, o posicionamento diagonal e contraposto das mesas operacionais e a alternância de áreas abertas e salas fechadas com pé direto menor completam este conceito.
Pendentes, várias tvs passam spots de sites e trabalhos em andamento. O uso de corres cinza escuro e o azul institucional da marca da empresa contribuem para salientar os planos brancos flutuantes do forro ou das mesas, como se fossem nuvens.
Ainda sobre os planos de forro eles são compostos de painéis de gesso acartonado de perfuração aleatória com instalação, sobre os mesmos, de lã de rocha ensacada, desta forma possuindo grande coeficiente de absorção acústica, uma solução necessária uma vez que se utilizou como acabamento de piso placas vinílicas removíveis.
A iluminação pendente sobre os planos de trabalho, possui iluminação direta e indireta, garantindo o conforto não interferindo com as telas dos computadores. Desta forma concentra-se a iluminação onde ela é realmente necessária e criam-se nuances acentua-se a volumetria do espaço como um todo.
A marcenaria foi projetada dentro do conceito geral, os elementos entre as mesas em forma de seta, comportam nichos pessoais de 40×40 cm onde os usuários guardam seus pertences. Baixos relevos e perfurações nestes elementos servem para acomodar livros e revistas de referência.
Na área de convivência e café um balcão folheado em freijó serpenteia pelo ambiente, os terraços esternos do edifico se comunicam com esta área de convivência e com a recepção de clientes, sendo usados como uma extensão dos mesmos e servindo para relaxar ou pequenas reuniões informais.
PUBLICAÇÕES
Revista Projeto Design nº 391
Revista Arquitetura e Urbanismo 225
Revista Vidro Impresso 14
FICHA TÉCNICA
Projeto: VML Comunicação Brasil
Local: Rua Pinheiros, 610 10º andar – São Paulo – SP
Data do projeto: 2011
Data da conclusão da obra: 2012
Área construída: 500,0m2
Projeto de Arquitetura e assistência técnica de Arquitetura à implantação do projeto:
SCAA arquitetura
Sergio Camargo (autor)
Thalita Oliveira | Juliana Villela | Marisa Bueno e Sousa (equipe)
Construção: BSG Construtora
Fotografias: Nelson Kon