A Ecom Energia, é uma empresa de comercialização de energia, atua em um novíssimo ramo onde os excedentes de energia, contratados pelos grandes consumidores dos distribuidores, são colocados no mercado e comercializados.Seus clientes são grandes corporações e bancos. É uma empresa nova e jovem, mas que precisa se alinhar e identificar com o perfil mais conservador de seus clientes.Desta forma, o projeto mescla elementos que tem de transmitir sobriedade com novos e contemporâneos materiais e Design.
As atividades geram a necessidade de várias salas de reunião, para clientes e grupos de trabalho de tamanho variado. Estas salas devem manter a independência tanto da recepção como da área operacional da empresa, como forma de conferir sigilo e independência dos projetos / negócios tratados. A existência de uma sala de reunião/estar possibilita alternativas de circulação, podendo , quando necessário, separar reuniões ou clientes conflitantes ou sigilosos.Por outro lado, na área operacional, é marcada pela grande integração visual entre as diversas áreas. Um “zig-zag” em vidro temperado separa as áreas com necessidades de “separação” acústica mantendo continuidade do espaço.
O projeto do edifício e-Tower explora as grandes visuais sobre a cidade de São Paulo, e o projeto para a ECOM valoriza ao máximo esta posição privilegiada, com visuais piso-teto de 270º sobre a cidade, e enfim a matéria prima da Empresa. A proximidade da Usina da traição dá um “que” a mais….
Todo o arquivamento foi resolvido em armário deslizante, como forma de se deixar a periferia do salão livre para as visuais.
Foi criada uma área de café convivência, que visa suprir o pouco espaço e localização não apropriada da copa existente no conjunto. Esta área de convivência é voltada para a vista sul e muito verde da cidade, alem ser a melhor posição para se ver o complexo da estação elevatória da Traição, relação direta com a atividade da empresa.
O mobiliário corporativo, da Probjeto, foi usada para evidenciar a ambientação ambivalente do projeto (jovial / conservadora). Nas áreas operacionais as especificações de tampos em padrão madeirado escuro contrastam com o design mais arrojado das estruturas metálicas onde se usou a cor grafite texturizado. Nas salas de reunião, mesas de freijó ebanizado e formas bem puras, contrastam com as cadeiras em tela e estrutura cromada de desenho mais arrojado.
Todo o projeto se pauta pela mais absoluta preocupação técnica, no sentido de se buscar solução para todo o cabeamento, de forma que ele fique acessível, para facilidade de instalação e manutenção, mas jamais aparente.
As salas da presidência e da mesa de operações possuem grandes painéis de correr de vidro temperado que possibilitam a integração não só visual, sendo fechadas em horas críticas com a necessidade de grande concentração como os pregões.
No piso da recepção, salas de reunião e circulação estrutural do salão foi utilizado piso pronto em bambu carbonizado vertical, marcando uma forma atual de se utilizar materiais alternativos.
O carpete em placas Milllken foi usado em um padrão randômico bem movimentado, em cor que contrasta com o tom mais escuro do mobiliário.
PUBLICAÇÕES
FICHA TÉCNICA
Projeto: ECOM Energia
Local: Rua Funchal – Vila Olímpia – S. Paulo – SP
Data do projeto: 2009
Data da conclusão da obra: 2010
Área construída: 500 m2
Projeto de Arquitetura:
SCAA arquitetura
Gerenciamento e Implantação : OHM Construtora
Fotografias : Nelson Kon